sábado, 9 de maio de 2009

Bullying nas universidades.

É utópico acreditar que estudantes universitários apresentam maior capacidade de defesa, eles sofrem abusos por parte de colegas e também da Equipe Docente, mas também agridem, ignoram, discriminam e em alguns casos, até matam por não suportarem mais serem humilhados. Em ambientes universitários governados por pessoas insensíveis à violência, o Bullying é visto como processo natural e comumente descartado. Atitudes abusivas por parte de professores, que utilizam o recurso avaliação para punir alunos.
Em 1999, um estudante morreu afogado durante trote realizado na piscina do campus da Faculdade de Medicina da USP. Em alguns casos, estudantes de Cursos de Medicina, Direito, Odontologia e Engenharia discriminam cursistas de outra áreas e desvalorizam suas produções.Estas atitudes tem gerado, ao longo dos anos, certa revolta por parte dos demais alunos - vítimas do Bullying - que acabam protagonizando sérias tragédias. Em 2007, um jovem sul-coreano de 23 anos, aluno do último ano do curso de Letras, invadiu a Universidade Virgínia Tech, nos EUA. No campus, ele se dirigiu à West Ambler Jonhston, residência estudantil que abriga pelo menos 895 pessoas e abriu fogo, matando 2 estudantes. Depois, caminhou até o prédio da Faculdade de Engenharia, trancou as portas com correntes, atirou na cabeça de um professor, partindo depois para os alunos, matando 32 e ferindo 29 pessoas- entre alunos e professores- suicidando em seguida. Antes deste, o maior ataque a Universidade no EUA aconteceu em 1966, quando um estudante subiu na torre de observação de 27 andares e começou a atirar, matando 16 pessoas, até ser baleado e morto.
A educação do século XXI não pode se manter passiva diante deste fenômeno avassalador que compromete o presente e o futuro de nossa sociedade, apresentando consequências para além do imaginável.

Fonte: Artigonal.

5 comentários:

  1. é, infelizmente ainda temos casos assim no nosso país. temos que acabar isso !

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião o bullying so é praticado quando não ha uma certa maturidade nas pessoas.Todos precisam se conscientizar que o bullying não é algo legal, ele deixa marcas nas pessoas que pode durar uma vida inteira.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. não tem idade. O bullying ocorre em qualquer fase da vida, mas acho que na adolescencia é com mais frequencia, e mais fácil de se sentir.
    Nos lugares deviam dar mais informações, como palestras e etc ... as pessoas quem te saber as consequencias dessa violencia.

    ResponderExcluir
  5. esses são casos para serem estudados, eu acho. Porque, cara, a ponto de um aluno matar e ferir é porque as agressões estavam demais e subiu muito a cabeça dele. E como a Roberta disse, são marcas que ficam pra vida toda, não só no exterior mas também no coração. Imagina você, adulto ou quando tiver sua família pensar que teve uma época em que você foi 'odiado' e sofria agressões. Isso é horrível e tem que acabar.

    ResponderExcluir